Coro Cênico IBC


Histórico

Antes... A história da Igreja Batista Central, desde 1984, é de pura música; pura no sentido de ser essencialmente música, no sentido de se presar pela melhor música a ser cantada, no sentido de se escolher as melhores maneiras e as melhores pessoas para a execução de sua música, e também, entre outros sentidos, o de os melhores momentos e muitos dos melhores membros e congregados dela, terem estado envolvidos com a música. Nesta caminhada musical, a igreja presenciou, mais precisamente, de um jeito ou outro, participou de muitas cantatas, muitos musicais, muitas apresentações cantadas. Esta sempre foi a marca maior de nossa igreja. Aldeir Moreira, Elizama Matos, Priscila Teixeira, Hanilton Santos, Isabel Cristina Mota, Clóvis Batista, Mere Mara Lemos, além de Helen Moreira, Késsia Perin, juntamente com outros muitos, fizeram nossa gente ter muitos e maravilhosos momentos de exaltação viva e dignificante ao Senhor nosso Deus.

Ultimamente... Num novo projeto em atendimento aos objetivos do Programa “Encher a Casa do Senhor”, o Conselho de Líderes da Igreja assumiu, entre outras coisas, a realização evangelística de eventos totalmente patrocinados pelo grupo que se chamaria “Coral Cênico”, cujas responsabilidades vão desde a apresentação da música, a dramatização do motivo, até a divulgação e demais produção do evento. Sendo assim, pessoas foram convocadas neste sentido, sem que com isto, prejudicassem o andamento normal das demais atividades da igreja, inclusive o Ministério Geral de Música que, em contra partida, em paralelo a este empreendimento, deverá promover o Coro da Igreja para participação maior nos cultos dominicais e, também, levar a igreja a acompanha-lo por ruas e praças da cidade, formando o que no ano passado se iniciou, muito precariamente, Grande Coral Missionário.

Abril 2006... Para atender ao compromisso que receberam, e a urgência, já que o tempo de preparação está muito curto, todos os convocados assumiram ensaiar todos os dias a partir das 22 h. Muitas idéias para a Páscoa já estão sendo executadas, tanto para o que será cantado, como para o que será encenado. O que estão fazendo é totalmente contagiante. Planejam uma apresentação muito diferente e muito interessante sobre a celebração da Páscoa.

16 de Abril 2006... domingo, no culto da noite, o Coral apresentou o musical sobre a ceia, a morte e a ressurreição de Jesus. Um grande grupo cantando e outro dramatizando, fez a celebração ser muito edificante a todos os presentes. O cenário foi marcado por cálices e jarras de barro, distribuído aos presentes. Um filme foi feito para ser passado a DVD, para possível arquivo.

30 de Abril 2006... domingo, o Coral Cênico apresenta-se juntamente com o Coro da igreja, e fica decidido que os dois se fundem e atendem os projetos que estão sob a responsabilidade dos dois: apresentações cênicas no ano, participação nos cultos da igreja e levar a igreja para o Grande Coral Missionário cantando pelas ruas e praças da cidade.

Abr = o Coral Cênico apresentou, muito bem, seu musical sobre a morte e ressurreição de Jesus

14 de Maio 2006... o coro da igreja, em especial a parte do cênico, está ensaiando musical para Junho, com espírito essencialmente missionário, apresentando o trabalho batista pelo mundo inteiro.

Mai = o coral cênico começa, os ensaios intensivos para a próxima apresentação

13 de Junho de 2006... desde que iniciou suas atividades, a rádio IBC tem apresentado todos os momentos da cantata de páscoa do Coro Cênico, as músicas, as falas, as leituras, a celebração da ceia, e tudo mais.

19 de Junho de 2006... uma dificuldade que o coro está encontrando é o melhor dia para a próxima apresentação, pois, se a seleção brasileira ficar até a final da Copa do Mundo, o barulho da rua, prejudicará, tendo que ficar para o domingo seguinte.

04 de Julho de 2006... semana de ensaios intensivos para apresentação do domingo dia 16 de Julho, já que na semana seguinte, que antecede a data de apresentação, será ocupada com o Casa do Julgamento.

10 de Julho de 2006... muitos folhetos xerocado foi preparado para distribuir com todos que estão assistindo o Casa do Julgamento.

16 de Julho de 2006... brilhante apresentação do musical sobre Missões, “Sim, conquistar o Mundo”

09 de Agosto de 2006... preparativos já estão sendo feitos para o culto cívico em Setembro

30 de Agosto de 2006... o musical de natal já foi escolhido e os kits de ensaio já chegaram.

05 de Setembro de 2006... o coro cênico já está em ensaios intensivos à dez e meia para o culto cívico

17 de Setembro de 2006... o coro cênico, brilhantemente, apresenta um culto cívico cantado com a participação da congregação e de momentos muito alegres e interessantes para os motivos que temos de ser gratos a Deus pelo Brasil.

27 de Setembro de 2006... a arquivo da gravação do culto de missões já está sendo editado para ser colocado em seus momentos importantes, na programação da rádio ibc.

26 de Outubro de 2006... o coro cênico continua se preparando para o musical no natal com cada naipe se preparando separadamente com kits de ensaio

14 de Dezembro de 2006... o coro cênico está na semana de intensificação de ensaios para o musical de natal, com a direção de Helem França.

24 de Dezembro de 2006... o coro apresenta o musical Jesus, o Emanuel; uma belíssima apresentação, com igreja cheia, regido por Helem França, reportado em [Documentário].

08 de Abril de 2007... na sexta feira de Páscoa, não aconteceu a atuação do coro cênico, por causa do pouco tempo de preparação, após a chegada do Mn. Clovis Batista à igreja, mas, em substituição, aconteceu um culto cantado e encenado, com a participação dos Núcleos de Oração e Testemunho e do Grupo de Participações Cultuais, recém criados na igreja, pelo Pr. Jônatas David [documentário].

01 de Junho de 2007... o Programa “Igreja mais Pescadora de Almas” inclui mais agilidades para o Coro Cênico da igreja. Este programa vai ser apresentado ao Conselho de Lideranças da Igreja, no próximo domingo, para ser executado a partir de logo, cobrindo todo o 2º semestre deste ano.

03 de Junho de 2007... o desafio ousado para esta atividade, está lançado na reunião do Conselho de Lideranças [documentário] para o 2º semestre, em breves dias teremos a confirmação de todo o programa.

09 de Setembro de 2007... para o culto cívico da igreja, não houve a participação do Coro Cênico, apenas a participação do Coro da Igreja ajudando a igreja a cantar hinos pátrios [documentário].