Ser Crente: o que é e o que não é

O que não é “ser crente”

“Crente” quer dizer, “crédulo”, aquele que acredita em alguma coisa, aquele que confia em alguma coisa. Este termo é muito abrangente. Em relação a Deus há três tipos falsos de “crentes”:

.

.

(1)o que Acredita em Deus... o que todo mundo faz, até mesmo os que se dizem ateus que por acreditarem tanto, têm fortes argumentos para dizerem o contrário. A Bíblia, em Tiago 2:19, diz que crer em Deus não é nada de mais, é normal e comum a qualquer pessoa normal e comum; ela chega a dizer que o diabo e os demônios são crentes assim, e nem por isso agradam ao Senhor, não são salvos.

.

.

(2)o que Acredita em Deus e se dedica a Ele numa religião... a Bíblia conta a experiência de Nicodemos, um grande religioso de sua época, altamente comprometido com sua religião e com Deus, um exemplo de dedicação sincera ao Senhor, mas Jesus disse a ele, em João 3:3, que se ele não passasse pelo arrependimento pessoal, não entraria no Reino do Senhor. Esse tipo de “crente” experimenta grandes mudanças em suas vidas, pois qualquer religião faz isto, mas não é o que Deus quer.

.

.

(3)o que Acredita em Deus, é religioso e chega a fazer milagres acontecerem... A Bíblia conta, nas palavras de Jesus, em Mateus 7:21-23, que muitos religiosos que praticavam este tipo de crença, se orgulharão em lembrar que, sendo “crentes”, fizeram muito para Deus, para Jesus, até mesmo, pregaram o evangelho, expulsaram demônios e fizeram muitas maravilhas, ao que Jesus dirá severamente: “eu nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”. Esse tipo de crente até impressiona muita gente, mas eles não são salvos, não são os crentes que Jesus quer que sejamos.

.

.

.

.

.

O que é “ser crente”

Há um quarto tipo de ser crente. É o tipo verdadeiro, é o tipo que agrada ao Senhor Deus e seus propósitos para todos nós. É o tipo que recebe todos os benefícios da Sua Graça, o que veremos mais a frente.

.

.

Em Efésios 2:8, a Bíblia diz que ser crente, do jeito que Deus quer para todos nós, não depende de nossos esforços, nem do discipulado que a igreja possa exercer sobre nós, nem de regras e proibições que possam existir em função da cultura ou da religiosidade bem intencionada de algum fundador de religião ou igreja. Ser crente é ter a fé que Deus dá, que Ele doa, a fé que é dom de Deus, a fé que vem da parte dEle para assumir nossas vidas.

.

.

Ser crente, não é ter uma vida reconhecida como de “crente”, religioso dedicado, mas é ter a fé que o Senhor concede aos seus salvos. Nem todo que vive parecendo crente, é na verdade crente, mas todo crente, tem uma vida dentro da vontade do Senhor, como diz em Hebreus 13:20-21. a Bíblia, em 1João 2:20 e 27, diz que quem tem esta fé, pode até ir morar num lugar longe de qualquer igreja cristã, longe de qualquer crente outro, ele desenvolverá uma vida cristã de acordo os desejos do Senhor, pois não fica dependendo do que lhe ensinam sobre que seja ser crente.