História do Programa


História

Numa cruzada evamgelística, em Agosto de 2002, trazido pelo MG de Evangelismo da Igreja, ainda sob a responsabilidade do Ministro Geral, o Pr. Estevão Vilas Boas, o Pr. E Cantor Luiz de Carvalho veio a Teixeira de Freitas, e numa das noites, desafiou a Igreja a buscar meios de sempre encher a Casa do Senhor, baseando sua palavra em Lucas 14:23, “disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha”. Passaram-se meses, com várias tentativas de se iniciar, esperando a iniciativa de um Ministério Geral que foi criado para assumir esta responsabilidade, também, o que não aconteceu. Exatamente quando se completou um ano, um programa, uma primeira etapa de programas, sob a responsabilidade dos Ministérios Gerais da Igreja, se iniciou. Depois de três meses, outra etapa, e depois outra até que em Julho de 2004, um programa, realizado a partir dos Grupos de Comunhão Ministerial foi estipulado pela igreja, culminando com dois cultos nos domingos a noite, no final de Novembro, antecedendo o aniversário da igreja em Dezembro, e com a vinda do Pr. Luiz de Carvalho, naquela festa.

.

Neste mês de Outubro de 2004, no final do mês, o Pr. Jônatas David desafiou encontristas do ECC e do EJC, da igreja, a que se tornem “Convidadores” do Senhor, para que saiam em busca de encontristas não crentes, como convidados, para que venham para as bodas, a ceia, as celebrações do Senhor. Muitos se apresentaram, e os nomes destes estão na lista a baixo, indicados com a inscrição “(p)” em cada nome. Neste dia, a noite, após o culto, mais de 25 casais e 13 não casais, se reuniram para definir o programa a ser seguido, com esta finalidade.

.

Em Fevereiro de 2005, no primeiro domingo, o desafio de distribuir cartões com seis recados evangelísticos sejam distribuídos a dez mil pessoas no ano todo, foi lançado e muita gente já se envolveu. Além disto, ainda neste mês, os convidadores serão levados a comprar e entregar ao seus convidados, oito cartas de mensagens diferentes e progressivas com lembranças miniaturas e significativas.

.

Em Abril de 2005, é incorporado alguns programas a serem organizados, executados e promovidos na vida da igreja, visando este projeto maior: Programa Casal Feliz (revitalização da família), Discípulos Jovens (desafiando jovens e adolescentes à comunhão e ao serviço do Senhor), Crescimento do Culto de Oração da Igreja e outros que estão sendo observados para o momento apropriado.

.

Em Maio de 2005, tem início com muito vigor, o programa Casal Feliz, e muito precariamente o Discípulos Jovens, com o nome de Desafio Jovem

.

Em Junho de 2005, o Pr. Jônatas David assume o culto de oração da igreja, nas quintas feiras com o intuito de dinamizar e desafiar a igreja a estar presente nos cultos. Até o final do mês, já haviam passado mais de 100 pessoas pelo culto, deixando a igreja em status de “Bem agradecida”

.

Em Julho de 2005, tem início, como iniciativa do Culto de Oração e o MG Evangelismo, os Núcleos de Oração e Testemunho, sob a coordenação geral da Mn. Maria Lúcia Melo, com 16 locais de reunião por várias bairros próximos e distantes da igreja.

.

Out = para o culto de Estudo da Bíblia, foi adquirido um DVD com muitos assuntos de estudos, dentro do Novo Testamento

Out = está pronto, um projeto para o aniversário da igreja, do dia de ação de graças, até o fim do ano, que será apresentado ao Conselho.

Out = alguns novos projetos foram consultados pelo Pastor à igreja, no último domingo do mês; muita coisa nova vem por aí.

Nov = está sendo programado, ainda para o aniversário da igreja, o programa “Membro Efetivo Especial”, quando muitos dos Membros Efetivos deverão se comprometer mais com a vida e os interesses da igreja, como igreja de Jesus Cristo.

Nov = a Agenda 2006 está quase pronta e recheada de informações doutrinárias e eclesiásticas para a vida toda da igreja no ano que vem

Dez = a ordem de culto dos domingos pela manhã está alterada, atendendo a mudança de horário que já começou

Jan = alguns novos ministérios especiais estão sendo convidados a se iniciar na vida da igreja, inclusive o de Recepção nos Bancos, quando material para ser entregue aos visitantes, já está pronto e bem interessante.

Jan = em férias, o Pr. Jônatas David está trazendo muitas novidades para este projeto na vida da igreja.

Fev = o Conselho aprovou que este programa será dirigido pela Diretoria da Igreja e atuará em duas frentes: com Eventos Evangelizadores como ECC e EJC, Dramaturgia Evangelística (como Casa do Julgamento), Coral Cênico (para cantatas etc) e Grande Coral Missionário apoiado pelo Coral da Igreja; e com Projetos Financiadores de atividades do Conselho, da igreja, dos MGs, etc.

Fev = material explicando os Eventos Evangelizadores e o Projetos Financiadores, foi entregue, distribuindo responsabilidades às pessoas da diretoria da igreja.

Fev = o calendário de eventos foi aprovado pela igreja, com três Dramaturgias evangelísticas sob o acompanhamento da 1ª vice moderadora, dois Encontros com Cristo sob o acompanhamento do 2º vice moderador, e quatro cantatas sob o acompanhamento do 3º Vice Moderador da igreja.

Mar = material para o momento de decisões variadas, nos cultos dos domingos, já está sendo preparado

Mai = na frente da igreja, em lugar exclusivo para isto, uma faixa com o primeiro recado dos seis para quem passa na rua e para todos os alunos da UNOPAR, que ainda vêem um cartaz pequenos em cada sala sobre isto.

Mar = reunião com o Bel. Cleber Spekort e o Pr. Jônatas David, determinou diretrizes para as metas em relação aos Núcleos de Oração e Testemunho e o momento de Comunhão nas classes EBD, que são da responsabilidade do MG Comunhão.

Abr = o site da igreja, entre outras novidades, trás links em letras para as páginas de serviços, como (B)biografias em geral, (G)galeria de artes, (M)mensagens em pps, (T)Teixeira de Freitas, assuntos políticos e sociais

Abr = saiu a revista “Gente de Sucesso” trazendo a biografia do Pr. Jônatas David, para Teixeira de Freitas e Região.

Abr = foi apresentado à igreja, a placa que será fixada nas casas de reunião dos Núcleos de Oração e Testemunho

Abr = quase todas as placas de vidro já foram colocados nos quase 20 núcleos que estão funcionando

Jun = está pronto o histórico de imagens dos designes já usados na home page da igreja em “atualizações”

Jun = no site da igreja, todas as atualizações disponíveis já estão disponíveis aos internautas.

Jun = foi colocado na agenda do Pastor, já antecipando Julho, que o Pr.Jônatas David terá contato semanal com cada coordenador de Núcleo de Oração e Testemunho.

11 de Junho de 2006... após uma música cantada por alguém, o Pr. Jônatas David convidou pessoas que queira ser preparadas para solos, duetos, trios, grupos, para que se apresentem ao MG Mùsica, e já algumas apareceram.

06 de Julho de 2006... nova atenção vai ser dada na entrada do santuário, nos cultos dominicais, aos aniversariantes da semana anterior, de segunda ao domingo.

08 de Julho de 2006... para a nova estrutura ministerial da igreja, planeja-se levar a igreja a ter duplo ministério, cada crente, um para evangelização ou edificação de pessoas, e outro para administração, representação e outras áreas na vida da igreja.

13 de Julho de 2006... um material deverá ser preparado para os Núcleos de Oração e Testemunho darem uma devida atenção às pessoas que visitam a igreja, os que vieram ao Casa do Julgamento e outros amigos da igreja, por um período não inferior a seis semanas.

26 de Julho de 2006... no próximo domingo sai o primeiro boletim informando sobre os Ministérios dentro dos Ministérios Gerais e informações, relatório dos Núcleos de Oração e Testemunho, sobre o Projeto Vizinhança Abençoada e sobre o Telefone Missionário.

30 de Julho de 2006... convidada pelo Pr. Jônatas David, a irmã Gláucia Rios, consultora empresarial e especialista em gerenciamento de pessoas, recém-chegada ao convívio de nossa igreja, ouviu as lideranças da igreja e está preparando um roteiro de ações para um melhor aproveitamento da igreja e seus potenciais, visando melhor eficiência para com seus objetivos.

30 de Julho de 2006... na entrada do santuário, um quadro branco com moldura de madeira, vertical, iniciou sua função de informar avisos importantes, e os aniversários do dia.

01 de Agosto de 2006... sob a responsabilidade do Pr. Eduardo Santos, na entrada da UNOPAR o quadro branco vertical vai ficar por toda a semana com uma frase evangelística e outra evangelístico-doutrinário, falando sobre o crer em perda da salvação.

03 de Agosto de 2006... o irmão Antônio Carlos Cardoso tem feito um trabalho de e-mail evangelístico com visitantes e membros da igreja que informaram seus e-mails, inicialmente pelo Encher a Casa do Senhor e depois, agora, dentro do MG de Relações Públicas.

14 de Agosto de 2006... o Pr. Jônatas David informou à igreja que deve iniciar na igreja uma série de atitudes que venham auxiliar na reverência nos cultos da igreja

03 de Setembro de 2006... o Pr. Jonatas David esteve nas classes EBD convidando-as a assumirem voluntariamente alguns desafios e atuações como presente de aniversário para a igreja em Dezembro. Out = pela Classe da Bíblia, a igreja batizou cinco irmãos, junto com irmãos das igrejas-filhas no Teixeirinha e no Kaikan Sul

Mai = no boletim, sai referência a 23 Núcleos de Oração e Testemunho espalhados em 15 bairros pela cidade

20 de Setembro de 2006... coro da igreja e o Pr. Jônatas David estiveram no aniversário da Câmara de Vereadores, onde cantou-se e o Pastor falou sobre Rm.13:1-7, dizendo que Deus instituiu as autoridades, Ele espera que ajudemos tais autoridades e Ele espera que elas se coloquem em benefício de todos nós.

12 de Outubro de 2006... um programa de correspondências do Pastor da Igreja para as várias lideranças já começou com palavra de gratidão, incentivo e comprometimento

24 de Dezembro de 2006... no espírito do natal, começou o programa de levar membros da igreja a orarem por visitantes, tendo que depois contactar com eles, conduzindo-os à EBD e aos NOTs.

01 de Março de 2007... duas vezes por semana, o Pastor da Igreja estará orando e contactando com seus contatos de MSN, inclusive muitos não crentes e afastados do Evangelho, para informar isto e incentivar cada um ao encontro de Jesus Cristo.

17 de Março de 2007... nomes que já visitaram a igreja, com MSN, foram juntados aos contatos do Pastor, para oração e edificação semanal.

27 de Abril de 2007... já está no ar, a página “Memorial da Igreja”, onde irmãos que morreram como membros da igreja, estão sendo lembrados com fotos e comentários sobre suas vidas [veja], o endereço pode ser www.memorial-ibc.cjb.net.

.

.

Orientações Semanais

Semanalmente os Convidadores seguirão orientações que visam auxiliá-los em seu papel de levar pessoas para encher a Casa do Senhor.

.

Sugestão opcional de atividades

Juntar com outros dois ou três Convidadores (casais ou não) para reunião semanal com seus convidados para estudo e oração, atividades rápidas, revesando entre os lares dos convidados e dos convidadores. Devem estudar, basicamente, uns três pontos da pregação de domingo a noite

.

Esta Semana

Até domingo, quem ainda não definiu seus convidados, deve fazê-lo, contactando Dito ou Sandra, informando ou pedindo sugestão deles. No próximo domingo a noite começamos o projeto no Encher a Casa do Senhor.

Semanas Passadas

Novembro 1ª semana, (dias 1 a 7, segunda a domingo) até terça feira, livremente, cada Convidador, casal ou solteiro, deve apresentar seus convidados, aqueles que serão sua responsabilidade até o final de Dezembro; depois de terça, já podem receber a indicação que o irmão Edilton Souza dará sobre os convidados a serem alcançados.

.

Resultados

05 de Dezembro de 2004 = a igreja teve, entre seus convidados, nos dias do aniversário dela, com a pregação e o canto do Pr. Luiz de Carvalho, muitos encontreiros sem igreja; a igreja esteve muito cheia.

21 de Novembro de 2004 = depois de semanas de atividades que dificultaram o andamento do projeto, hoje foram tomadas algumas decisões, após o culto da noite, e já temos 27 casais e 15 solteiros no programa.

31 de Outubro de 2004 = já temos 25 casais e 13 solteiros comprometidos com o Projeto, como Convidadores.

.

Este programa foi substituído pelos programas do Casal Feliz, Desafio Jovem e um outro que atenderá as necessidades e atuação de solteiros, divorciados, viúvos e outros nesta condição, que poderá ser chamado de “Amigos do Bem”

.

Vários Projetos

(1) Antes = Bancos dos GCM...

(2) Antes = Programa Casal Feliz...

(3) Antes = Programa Desafio Jovem...

(4) Antes = Programa Entre Amigos...

.

Várias Iniciativas

Atividades que são desenvolvidas, visando apoiar o Encher a Casa do Senhor, diretamente, ou os seus programas em execução

(5) Antes = várias iniciativas foram tomadas e entregues sob a responsabilidade dos vários Ministérios Gerais da igreja; incorporando ou complementando atribuições já existentes no Regimento Interno para cada um destes MGs.

Ano de 2005

(6) Antes = Seis Recados... o Pastor desafia a igreja a distribuir, até o fim do ano, 10 mil cartões com os “Seis Recados” deste ano, quando o povo distribuiu com familiares e parentes, e os GCM já distribuíram em ruas (por sorteio) do centro da cidade.

(7) Antes = os Programas Casal Feliz, Desafio Jovem, Culto de Oração, Núcleos de Oração e Testemunho, são desenvolvidos na vida da igreja.

(8) Julho = início do “Encher a Casa do Senhor como instituição, como organismo semelhante aos Ministérios Gerais, com metas e atuações, sob a ajuda ou não de Ministérios Gerais, Conselho, ou pessoas em particular.

(9) Julho = Núcleos de Oração e Testemunho... visando o crescimento do Culto de Oração da Igreja, em envolver muito mais pessoas que o cotidiano, foi lançado, como o MG Evangelismo, num programa previsto no Regimento Interno deste MG, esta atividade que visa, principalmente, oração e evangelismo nos bairros vizinhos da igreja.

(10) Julho = Recepção Diferente... foi lançado o programa de Recepção Extrovertida como suplemento à recepção desenvolvida pelo MG Diaconia; agora estamos em fase de encontrar pessoas que se apresentem para tal atividade, como ministério, na igreja.

(11) Julho = Cartas Evangelísticas... toda semana, o Pastor preparará cartas diferentes para destinatários diferentes, convidando as pessoas, voluntariamente ou pelos GCM, a distribuírem entre seus conhecidos naquela categoria de destinatário, abrangendo, principalmente, profissionais liberais ou sevidores públicos nos vários serviços públicos.

(12) Julho = Grande Coral dos GCM...o Pastor apresenta o desafio do “Grande Coral dos GCM”, com cada grupo participando com: 1 carro, mínimo de 3 pessoas para cantar no coral, e 1 pessoa para distribuir 20 cartões dos “Seis Recados” (cada) pelos cinco lugares onde o coro irá cantar os hinos 60, 108, 112, 259 e 170, numa apostila apropriada, em ambiente com uma faixa identificando o coro, instrumento e mais algumas coisas que dê beleza e harmonia ao local.

(13) Julho = Amigos Aniversariantes... re-início do programa de contato com aniversariantes amigos, em nome da igreja; numa escala permanente, os GCM receberão a incumbência de ligar para aniversariantes, no dia do aniversário, depois de ter orado ao Senhor pela pessoa, seguindo orientações estabelecidas para o contato.

(14) Julho = Semanais Atividades Missionárias Escaladas para os GCM... num roteiro só, está formado um conjunto de iniciativas para ser distribuído semanalmente com os GCM: (1) Visita Igreja Aniversariante, (2)Telefone a aniversariantes sem GCM (no boletim), (3)Telefonar a Amigos Freqüentadores, (4)Telefonar a Lembrados de outros GCM convidando para seu GCM, (5)Correio Missionário, e outras atividades que ainda vão surgir com as oportunidades.

(15) Julho = Homenagens a Exemplos na Igreja... a partir de Agosto, os GCM irão ser instrumentos da igreja para homenagear irmãos que são verdadeiros exemplos de crentes e membros da igreja, nas categorias: (1)Atuantes, e Bênçãos para os GCM, (2)Dizimistas e participantes dos NOTs

(16) Julho = facilitando a divulgação e a memorização do Programa Casal Feliz, um grande banner foi adquirido explicando o programa, para ser usado na entrada do santuário, na frente na hora do programa, e em exposição no ECC e EJC.

(17) Julho = Diminuição de Lembrados... o Pastor da igreja, semanalmente, pela secretária da igreja, entrará em contato com líderes de GCM sobre seus Lembrados, e depois com estes para saber o que pretendem nesta situação, na vida da igreja.

(18) Agosto = “Mulheres que Amam Maridos não Crentes”... programa que visa juntar esposas de maridos não crentes, para produzirem testemunho estratégico no intuito de fazer seus maridos religiosos e muito bem evangelizados.

(19) Agosto = “Mulheres que Amam Filhos não Crentes”...programa que visa juntar pais e mães de filhos não crentes, para produzirem comportamentos disciplinares e espirituais no intuito de fazerem seus filhos serem religiosos e muito bem evangelizados.

(20) Agosto = “Crentes que Amam Doentes Especiais” ... programa que visa reunir crentes interessados em participar diretamente da vida de pessoas amadas que estejam enfermas em estado terminal de vida.

(21) Agosto = “Seria Maravilhoso se Deus lhe enviasse para ser um de nós”... frase que fará parte do momento do apelo da igreja, no momento dos cânticos e do ofertório em cada culto

(22) Agosto = Linguagem de Libras no Grande Coral dos GCM... cada um dos 5 hinos do grande coral, terá seu coro, também interpretado em Libras, nas apresentações, ou a 2ª estrofe, como é o caso do hino 60

(23) Agosto = Divulgação de Projetos.... nos cultos do domingo, o Pastor lançou o “Crentes que amam doentes especiais”, enquanto que apresentou à igreja, o grupo que vai fazer o “Recepção Diferente”. No casal Feliz, convocou pessoas para o “Mulheres que Amam Maridos não Crentes”” e o “Mulhers que Amam Filhos não crentes”.

(24) Agosto = NOTs... os Núcleos de Oração e Testemunho já chegam a 17 núcleos em 11 bairros vizinhos e 4 bairros não vizinhos da igreja; com umas 192 pessoas envolvidas neles.

(25) Agosto = Refletindo com Deus”.... a partir de Setembro, nos cultos do domingo a noite, teremos dois momentos para alguma atividade onde a congregação fará declaração, diretamente e indiretamente de compromisso com Jesus Cristo para a glória do Senhor Deus, o primeiro momento visará a maior edificação dos crentes e o segundo momento para a evangelização de amigos e freqüentadores presentes no culto.

(26) Setembro = já está inaugurados os ministérios especiais de Recepção Diferente e de Amam Doentes Especiais

(27) Setembro = Programa Irmãos de Oração... pessoas voluntárias, que sendo de um GCM assumem orar e cuidar de outro irmão, por um período de 2 meses, quando por sorteio, de novo, assume outra pessoa para o mesmo fim, cumprindo uma lista de dez atividades em cada período

(28) Setembro = Buscadores de Ovelhas Lembradas... os Lembrados foram tirados dos GCM, e estão compondo uma lista para ser checada e trabalhada por dez irmãos que assumiram com Deus, ir ao encontro deles, para ajudar e incentivar a se re-integrar no aprisco dos GCM.