Seis Recados da Igreja

(Servem para Evangelismo, Discipulado e Estudo Bíblico)

.

.

.

Devemos primeiro entender de Deus, em boa atitude de oração, quem são as pessoas que, próximas a nós, precisam ser alcançadas pela pregação do Evangelho; por vários motivos, e principalmente para não jogarmos pérola aos porcos(109), perdendo tempo, atrasando a conversão de pessoas que realmente querem e sentem que precisam. Quem são as pessoas interessadas, segundo a Palavra de Deus? Todas as dicas da Bíblia se resumem à que diz que “os sãos acham que não precisam de médico”(110). Assim há muitas pessoas que buscam satisfações pessoais-materiais em Jesus(111), mas há aquelas que estão buscando, de verdade a Jesus Cristo, são as que estão convictas de sua péssima situação de pecado(112).

.

Para os estudos, procure um lugar confortável e tranqüilo, o ideal é na casa sua ou da pessoa. Tenha Bíblia, papel e caneta. Pode ser vocês dois somente, mas pode ter outras pessoas ouvindo e participando do estudo, e outras pessoas lhe acompanhando com oração, opiniões, e outras ajudas. Se a pessoa não souber ler, leia para ela, ou peça a alguém para ler.

Outra maneira de fazer este estudo, é deixar com ela, o material para ser lido, consultada a Bíblia, e então ela anotar o que tiver dúvida ou quiser saber melhor. Então você volta e conversa sobre as dúvidas e as questões que levantar.

.

.

.

PRIMEIRO ESTUDO – PRIMEIRO RECADO

(1)SÓ A FÉ (SOMENTE) NOS SALVA DA CONDENAÇÃO ETERNA

Pergunta... O que é que se uma pessoa fizer, ela perde a salvação eterna de sua alma?

Arrependimento é dar meia volta, voltar atrás, é reconhecer que é pecador, pedir perdão e assumir deixar tudo que entristece a Deus em sua maneira de viver(25); como fazem os namorados, noivos, casados, quando assumem deixar a vida que se tinha antes, descomprometida, e viver diferente, um por amor ao outro; por isto a Bíblia nos chama de “noiva de Cristo”(1). Quando somos um dos pouquíssimos que passa pela porta estreita e difícil(24) do arrependimento(5), primeiro, Deus nos dá o perdão completo a todos os pecados do passado, presente e futuro(3) através da morte de Cristo na cruz em nosso lugar(6); depois do perdão, já sem pecados(9), Ele nos dá a salvação imerecida(7) e imperdível(8), para o céu eterno que começa aqui mesmo, antes da morte física, no mundo em que estamos(4). Depois do perdão e da salvação, principalmente, ele nos dá a fé Salvadora(2), para que confiemos e descansemos naquele perdão que já nos foi dado na cruz, por Jesus Cristo como nosso defensor diante de Deus(10), por isso que a Bíblia diz que a pessoa que crer que se perde salvação pelo que faz ou deixa de fazer, na verdade demonstra não ter esta fé Salvadora é apenas um religioso sem salvação, como eram os israelitas(11) que confiavam a salvação à religiosidade dedicada que ofereciam a Deus(12), como era o caso de Nicodemos que era muito religioso e Jesus lhe disse que tinha que passar pelo arrependimento, nascer de novo, para então chegar a esta fé Salvadora(13); a Bíblia diz que sem esta fé, é impossível agradar a Deus(114); depois do perdão, da salvação, e da fé, Ele nos dá o Espírito Santo(14), a sua presença no nossos coração(15) que nos dá direção de filhos de Deus(16). Tudo isto (perdão, salvação, fé, Espírito Santo) produz, cada vez mais, muitas mudanças em nossa alma, e conseqüentemente em nossos corações e em nossas vidas(17). Essas mudanças a Bíblia chama de crescimento espiritual(18), de santificação(19), um processo que nos faz cada vez mais parecidos com o caráter de Jesus Cristo(20), para agradar a Deus(21). Esta ação conjunta de Deus, Jesus e o Espírito Santo, nos salvando, nos protegendo e nos melhorando, a Bíblia chama de “Graça de Deus”(22). Mas entenda que tudo isto acontece naturalmente a partir do arrependimento pessoal e verdadeiro que tenhamos(23); tudo isto se evidencia a partir da fé Salvadora que Deus nos dá(26), esta fé não é humana, nascida no coração do homem, como é o caso da fé comum, do apenas crer em algo(27), não é a fé milagreira, que promove curas e outras coisas em todas as religiões pelo mundo(28), nem a fé religiosa que tem levado tanta gente a uma vida muito piedosa, muito dedicada, como era o caso de Nicodemos(29).

.

Assim, respeitamos, mas discordamos da doutrina católica por ensinar que a salvação depende do batismo nela; e das doutrinas dos adventistas, dos testemunhas de Jeová, das Assembléias de Deus, Maranata, Deus é Amor, Universal, da Graça, Reavivamento Pentecostal e outras muitas pentecostais e neo-pentecostais, por ensinar que salvação se perde com algumas coisas que o “crente” faça ou deixe de fazer; pois isto demonstra falta de fé só no sacrifício de Cristo; demonstram que a salvação é também pelos merecimentos e esforços pessoais das pessoas.

.

A pergunta é: Se você matar alguém ou a si, se matar, você perde a salvação? (se responder que sim, então você não está tendo fé no sacrifício de Jesus para perdoar todos os seus pecados(3), você está crendo que está salvo enquanto não fizer esta ou algumas outras coisas(82); sua salvação está baseada no que você faz ou não, a Bíblia chama isto de confiar em si, no que faz, em suas obras(84), isto quer dizer que ainda não tem a fé que salva(83). Precisa passar pelo verdadeiro arrependimento, novo nascimento(85), mudança de vida, para então receber esta fé dada por Deus(86), e então ser salvo. Como disse Paulo, na Bíblia, o problema não está nas pessoas, mas no que é ensinado a elas(115).

.

Oração... Senhor Deus, eu reconheço que sou pecador contra ti, sei que não mereces que eu seja assim, eu te peço perdão pelos meus pecador e por eu ser um pecador, uma terrível fábrica de pecados contra ti. Senhor, eu assumo agora que vou mudar de vida, eu assumo que vou viver para ti agradar, este vai ser meu desejo principal. Aceita o meu arrependimento, perdoa todos os meus pecados lá cruz de Jesus Cristo, inscreva meu nome no livro da vida. Faça de mim, uma nova criatura, uma vida para a glória do teu nome. Que o mundo veja Cristo em mim; que minha família, meus colegas, meus vizinhos, meus amigos, todos vejam Cristo em minha vida, de agora em diante, e para todo o sempre. Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

.

.

SEGUNDO ESTUDO – SEGUNDO RECADO

(2)SÓ A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS A TODAS AS PESSOAS.

Pergunta... Além da Bíblia, Deus fala de que outras maneiras?

A própria Bíblia diz que antes, no Antigo Testamento, Deus falou de muitas maneiras pelos pregadores ao povo(30); ele falou através de sonhos(31), visões(32), jumenta(33), vozes(34), anjos(35), outros jeitos(36). Mas que depois do nascimento e vida de Jesus, do seu ministério, o Senhor Deus só falou de uma só maneira, pelo seu Filho(37). Assim, Jesus Cristo é a única Verdade de Deus(38) para os homens, por isto chamado de Verbo(39), é hoje, a única, máxima e perfeita Palavra do Senhor Deus para nós(40), nada mais e ninguém mais. Tudo essencial sobre Jesus está na Bíblia(41), o Antigo Testamento (chamada de lei) se cumpre todo nele(42), o Novo Testamento registra e ensina sobre sua vida, seus ensinos e seu ministério Salvador(43). Por isto, a Bíblia (chamada de lei ou Moisés, e Elias ou profetas) é o único padrão que todos devem atender(44); a Bíblia (chamada de Escrituras) deve aferir todas as doutrinas que são ensinadas às pessoas(45). Para escrever a Bíblia, Deus usou e inspirou homens(46), e não deu interpretação só para alguns grupos religiosos(47), embora muitos, mesmo bem intencionados, deturpam com interpretações que só eles crêem, para suas próprias condenações(48). Assim temos que, Deus, depois de Jesus, só fala pela Bíblia; depois disto, Ele usa o Espírito Santo para nos iluminar as verdades bíblicas, ensinando, nos fazendo ver e compreender o que já está dito na Palavra do Senhor (50). Comparando as religiões dentro do cristianismo, verifica-se que não é o livre acesso à Bíblia e aos seus ensinos que promove a existência de tantas igrejas e tantas doutrinas diferentes, mas é o que cada grupo crê, além da Bíblia, como sendo Palavra inspirada de Deus.

.

Assim, respeitamos, mas discordamos da doutrina católica por crer que além da Bíblia, Deus também fala através do que chamam de “Tradição”, escritos antigos dos Pais da Igreja, as decisões dos Concílios, escritos dos Papas e outras coisas mais, por isto que a Bíblia fala que só Jesus é mediador entre Deus e os homens(87), e a doutrina católica diz que Maria também faz isto quando a reza diz “rogai por nós, agora e na hora de nossa morte”; a Bíblia diz que não devemos nos ajoelhar diante de imagens(88) e o catolicismo diz que isto se pode fazer; a Bíblia diz que depois da morte segue-se o juízo(89), e o catolicismo diz que vem o purgatório; a Bíblia diz que o título “rainha do céu” é uma ofensa a Deus(90) e o catolicismo aplica este título a Maria.

.

Discordamos da doutrina Adventista que crer que os escritos de Helen White são tão inspirados quanto a Bíblia, por isso, mesmo Jesus afirmando que não guardava o sábado(91), mandando que o homem quebrasse o sábado(92), e defendendo os apóstolos que quebraram o sábado(93), os adventistas entendem que devem guardar o sábado; mesmo a Bíblia dizendo que o inferno é sofrimento e tormento para sempre(94) os adventistas afirmam que o inferno é o fim da existência de uma pessoa condenada; a Bíblia diz que podemos comer qualquer comida disponível(99) mas eles dizem que algumas comidas não podem comidas.

.

Discordamos da doutrina dos testemunhas de Jeová que crêem que além da Bíblia, Deus fala também através dos livros e revistas escritos pela “Torre de Vigia”, o Corpo Governante, que vive nos Estados Unidos, por isso, a Bíblia diz que Deus é plural(97), mas eles dizem que ele é singular; a Bíblia diz que Jesus era o próprio Deus encarnado(95) mas eles dizem que ele era um homem perfeito; a Bíblia diz que o Espírito Santo é o próprio Deus(96), mas eles ensinam que ele era uma energia produzida por Deus; A Bíblia diz que a grande multidão vai para o céu(98) mas eles afirmam que ficarão no paraíso na terra; eles também acreditam que o inferno é a destruição final das pessoas condenadas, como os adventistas.

.

Discordamos das doutrinas pentecostais e neo-pentecostais das Assembléias de Deus, Maranata, Deus é Amor, Universal, da Graça, Reavivamento Pentecostal e outras muitas que crêem que Deus fala também através de sonhos, visões, revelações e outras coisas, por isso que a Bíblia fala que só há conversão em quem recebe o Espírito Santo(100), isso é o batismo com o Espírito Santo(101) mas eles ensinam que depois da conversão há batismo com Espírito Santo para os que buscam isto, com a manifestação do falar em línguas; a Bíblia ensina que dons espirituais é para proveito da igreja(102), não é um dom pra muita gente(103) e é pra quem o Espírito quer dar, quando quer dar(104), mas eles ensinam o contrário, vêem como sendo de proveito individual, como um dom dado para muitos ao mesmo tempo e como resultado do muito pedir; a Bíblia diz que o dom de línguas é estrangeira(105) e é sinal somente para os incrédulos(106), mas eles dizem que é “estranha” e fechando as portas do templo, praticam entre si; a Bíblia diz que a Graça opera em nós a santificação(107) mas eles ensinam que é o resultado do muito orar, jejuar, consagrar, esforço pessoal, etc.; a Bíblia diz que o jejuar é para quem não tem a Jesus Cristo(108), mas eles colocam como sendo necessidade espiritual de todo cristão para conseguir alguma coisa de Deus ou para ser mais santificado.

.

Por tudo isto, sabemos que o crer errado não é culpa das pessoas, mas da doutrina errada (e bem intencionada) que alguma igreja lhe ensinou. Doutrina não salva, mas ela direciona as pessoas a crerem corretamente em Jesus ou não, como diz a Bíblia(115).

A Pergunta é, o que você crer que seja Palavra Inspirada de Deus além da Bíblia? (se você disser que algum livro, ou alguma revista, ou escritos de uma determinada pessoa, ou mesmo revelação recebida por alguém, ou sonho, ou visão, então você não crer que só a Bíblia é a Palavra de Deus) Isto é que faz com que hajam tantas religiões, todas bem intencionadas, mas a grandessíssima maioria ensinando doutrinas fora da Bíblia, fundamentadas em livros, revistas, escritos ou experiências pessoais de alguém.

.

Oração... Senhor Deus, eu creio na tua Palavra, e creio que só ela é a tua Palavra. Entendo que só ela é o teu jeito de nos falar depois da vinda de Jesus ao mundo, e só ela é capaz de nos conduzir pela tua vontade, só ela é capaz de ser nosso alimento espiritual mais precioso. Continua nos abençoando e nos falando através da Bíblia e continue nos dando a tua luz a para compreender as tuas verdades contidas nela. Faça-nos estar cada vez mais próxima dela, cada vez mais carente e famintos por ela, para que te conheçamos cada vez mais e melhor. Em nome de Jesus Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

.

.

TERCEIRO ESTUDO – TERCEIRO RECADO

(3)SÓ A GRAÇA NOS TRANSFORMA E NOS PROTEGE DO MALIGNO

Pergunta... o que se precisa fazer para se santificar mais a Deus?

Como já vimos no primeiro Recado, a Graça de Deus é um processo, um Kit de ações de Deus(18), de Jesus(19) e do Espírito Santo(50), visando nos salvar e nos preparar para sermos o que Deus pretende para nós neste mundo e na eternidade, após passarmos pelo arrependimento(22); a Bíblia diz que é nos fazendo parecer com Jesus Cristo(49). Neste processo, experimentamos a proteção de Deus contra o domínio do pecado(51), nos fazendo cada vez mais menos pecadores(55), contra os prejuízos das aflições deste mundo(52) e contra as investidas do maligno(53), tudo isto como se estivéssemos numa redoma de vidro, dentro de um campo de força, onde estamos no mundo, mas não somos do mundo(54). Neste processo, também, experimentamos um crescimento espiritual(18), uma crescente maturidade cristã(56), uma vivência maior com o fruto do Espírito em nossos lidares(57). Funciona assim, nascemos para uma nova vida, através do arrependimento(58), por causa da Graça de Deus(59), como criancinhas nascem e passam a crescer naturalmente(18); ou entramos nesta Graça Salvadora de Deus pela porta estreita(5), por iniciativa própria(60), e a partir daí, essa Graça começa a operar em nós, executando tudo isto que vimos até aqui. Tudo isto é muito simples e muito fácil, Jesus chama de “o Reino de Deus está próximo, accessível”(61), como sendo Deus nos levando(62) a sermos o que ele quer que sejamos(21), como sendo Jesus promovendo em nós as mudanças que ele quer que tenhamos(19); tudo facilitado pois ninguém conseguiria por si só fazer nada para viver estas mudanças, por mais que quisesse(63). As pessoas que tentam, por mais bem intencionadas que sejam, se tornam orgulhosas, prepotentes, pois se esforçam e conseguem um pouco, se sentem melhores que as outras(64).

.

Assim, respeitamos, mas discordamos da doutrina católica por crer que o melhoramento espiritual do cristão, está em ser obediente aos sacramentos e à igreja; discordamos da doutrina adventista, testemunha de Jeová, pentecostal e neo-pentecostal das Assembléias de Deus, Maranata, Deus é Amor, Universal, da Graça, Reavivamento Pentecostal que crêem que a santificação depende da dedicação, do esforço e dos sacrifícios pessoais em relação ao que a igreja determina aos adeptos.

Por tudo isto, sabemos que o crer errado não é culpa das pessoas, mas da doutrina errada (e bem intencionada) que alguma igreja lhe ensinou. Doutrina não salva, mas ela direciona as pessoas a crerem corretamente em Jesus ou não, como diz a Bíblia(115).

.

Oração... Senhor Deus, nós cremos na tua Graça, nós cremos no que ela pode fazer para nos deixar cada vez mais parecidos com teu filho Jesus Cristo. Nós cremos nisto e descansamos, pois sabemos que nos dirigirá pelas tuas veredas, pelos teus caminhos e assim estarás nos preparando para sermos sempre o que queres, e nos protegendo contra tudo e todos que são malignos contra nós. Em nome de Jesus Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

.

.

QUARTO ESTUDO – QUARTO RECADO

(4)QUEM É DE DEUS ESCUTA E ATENDE A PALAVRA DE DEUS

Pergunta... quem são as pessoas que são de Deus?

Deus criou o universo e tudo que nele sempre houve, tudo que há, e tudo que haverá, de uma forma direta ou indireta(65); Ele criou o homem e todos os homens(66), todos somos criaturas de Deus(67). Antes de criar Adão e Eva, no princípio de tudo(68), Ele com sua onisciência, conheceu tudo sobre todas as pessoas que nasceriam no mundo, inclusive nós(69), e assim soube dos pouquíssimos(5) que passariam pelo arrependimento, como já fizemos(20); para nós salvos, ele mandou Jesus vir ao mundo para morrer na cruz(72), dando-nos a ele(70), e ajudando-nos a encontrá-lo pela fé(71). Assim, toda pessoa que é considerada de Deus, escuta e atende a Palavra de Deus(73), não somente entende, mas busca vivê-la como uma pessoa prudente que edifica sua vida sobre a rocha(74).

.

Oração... Senhor Deus, eu já entreguei minha vida a ti, eu já tenho Jesus como meu Senhor e Salvador. Senhor eu sou teu, por isto eu atendo a tua Palavra, eu obedeço o teu ensino. Em nome de Jesus. Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

QUINTO ESTUDO – QUINTO RECADO

(5)QUEM É DA LUZ, DEIXA AS TREVAS E VEM LOGO PARA A LUZ

Pergunta... Quem são as pessoas da luz?

Explicando sobre a condenação dos que não passaram pelo arrependimento, e por isto não receberam a fé Salvadora(75), Jesus diz que Ele, a luz(75), veio ao mundo, por amor a todo mundo(76) e a grande maioria amou sua luz, mas preferiu continuar nas trevas, amou mais o pecado(77); porém ele afirma que há um número pequeno de pessoas que são da luz e que não conseguem amar mais as trevas, e logo vem para a luz de Jesus(78). Muitas destas pessoas chegam a se render a Cristo, a passar pelo arrependimento, em igrejas e doutrinas heréticas, anti-bíblicas, mas não conseguem permanecer por lá, mesmo que tenham muitos motivos para permanecerem por lá. Por isto podemos encontrar muita gente salva em todas as igrejas e manifestações religiosas no mundo, mas uma coisa é certa, eles não conseguirão continuar no erro, na heresia(79)

.

Oração... Senhor Deus, eu já entreguei minha vida a ti, eu já tenho Jesus como meu Senhor e Salvador. Senhor eu sou da luz, por isto eu deixo toda as trevas e venho para a tua luz. Em nome de Jesus. Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

.

.

SEXTO ESTUDO – SEXTO RECADO

(6)QUEM É SALVO, DEUS FAZ SER ATUANTE E OBEDIENTE

Pergunta... Existe alguém que seja obediente a Deus?

Diante de tudo que já vimos sobre a Graça de Deus, podemos fazer esta afirmação, aqui apresentada como o último recado. Deus age assim de três maneiras, para nos fazer atuantes e obedientes. Uma é através de sua própria ação(21), outra é através da ação do Espírito Santo(50), e outra é através da ação de Jesus Cristo(19), e, por último, em resumo de tudo isto, pela ação da Graça(22). Nos fazendo parecidos com Jesus Cristo(20), nos fazendo Ele viver em nós(80), somos levados a incorporar o caráter moldado pelo fruto do Espírito(57), somos levados a diminuir as atitudes do velho homem, chamadas de obras da carne(81). Isto só acontece em quem é salvo, em quem já passou pelo arrependimento.

.

Oração... Senhor Deus, eu já entreguei minha vida a ti, eu já tenho Jesus como meu Senhor e Salvador. Senhor eu sou salvo. Eu sei que tens me feito cada vez mais atuante e obediente a ti. Eu sei de tudo isto e te agradeço de todo coração. Em nome de Jesus. Amém.

.

Perguntas para o momento: 1)Você quer que eu continue orando por você, na decisão que tomou agora? 2)Você quer que eu continue o estudo bíblico que estou fazendo com você? 3)A Bíblia diz que devemos confessar aos outros a nossa situação contra Deus, nosso arrependimento e a nossa fé em Jesus Cristo, qualquer que seja o preço que tenhamos a pagar(113), você quer confessar, já no próximo domingo, tudo isto, diante da igreja (eu vou estar com você)? 4)Você quer fazer parte da classeEBD com gente solteira ou casada (com o mesmo tempo de casada, como você), para lhe ajudar na sua nova vida com Jesus Cristo?

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Estes textos devem ser lidos pela outra pessoa, na própria Bíblia Católica ou não... (1)Apoalipse.19:7, (2)Efésios 2:8-9, (3)Colossenses 2:13-14, (4)Jo.3:16, 18, (5)Mateus 7:13-14, (6)1João 2:1-2, (7)Romanos.3:10-12, 3:23, 6:23, João 3:9, 2Timóteo.1:9, Tito.3:5, (8)João 6:37, 10:28, Romanos 8:38-39, (9)Apocalipse 21:27, (10)1João 2:1-2, (11)Romanos 11:6, 1:17, 3:28, (12)João 8:41-42, Romanos 9:7-8, 10:2-3, (13)João 3:1-3, (14)Atos 2:38, (15)1João 2:20, João 14:16, (16)Romanos 8:14, (17)Efésios 2:9, Gálatas 2:20, 1Coríntios 5:17, (18)1Coríntios 3:6-7, (19)Efésios 5:25-27, (20)Romanos 8:29-30, (21)Hebreus 13:20-21, (22)Tt.2:11-14, (23)Marcos 1:15, Atos 2:13, Mateus 4:17, (24)Lucas 13:24, (25)João 3:19-21, (26)João 3:16, Efésios 2:8, (27)Tiago 2:19, (28)Mateus 7:21-23, (29)João 3:1-3, Romanos 9:7-8, 10:2-3, (30)Hebreus 1:1-2, (31)Gênesis 20:6, (32)Ezequiel 11:24, (33)Números 22:27-31, (34)1Samuel 3:4, (35)Lucas 1:11, 28, 2:9, (36)Lucas 2:26, (37)Hebreus 1:1-2, (38)João 14:6, (39)João 1:1, (40)João 10:30-38, 12: 44-50, 14:7-9, Mateus 11:27, (41)João 5:39, (42)Romanos 10:4, (43)João 21:25, (44)Lucas 16:29-31, (45)Atos 17:11, (46)2Timóteo 3:16, (47)2Pedro 1:20-21, (48)2Pedro 3:15-16. (49)Lucas 12:12, João 14:16-17, 26, 1Coríntios 2:10-14, Hebreus 9:8, (50)Gálatas 5:22-25, Gl.5:22-23, Atos 1:8, (51)Romanos 6:14, (52)João 116:33, 1Coríntios 10:13, Romanos 8:28, (53)1João 5:18, 2:13-14, João 17:15, 2Ts.3:3, (54)João 17:16, (55)1João 3:6-8, Romanos 6, (56)Colossenses 1:10, 2Pedro 3:18, (57)Gálatas 5:22-23, (58)João 3:3, (59)Efésios 2:8, (60)Apocalipse 22:17, (61)Marcos 1:15, (62)Salmo 23:2-3, (63)Romanos 3:10-12, (64)Colossenses 2:20-23, Efésios 2:9, (65)Gênesis 1:1, (66)Gênesis 1:26, Isaías 64:8, (67)Tiago 1:18, (68)Efésios 1:4, (69)Salmo 139:1-4, (70)João 17:6, 9, 12, (71)João 6:37, (72)João 6:38-40, (73)João 8:47, (74)Mateus 7:24-29, (75)João 3:18-19, (75)João 8:12, (76)João 3:16, (77)João 3:20, (78)João 3:21, (79)1João 2:20, 29, (80)Gálatas 2:20, (81)Gálatas 5:19-21, (82)Mateus 19:16, (83)Romanos 11:6, (84)Efésios 2:9, (85)João 3:3, (86)Efésios 2:8, (87)1Timóteo 2:5, (88)Êxodo 20:4-5, (89)Hebreus 9:27, (90)Jeremias 7:18, 44:25, (91)João 5:16-18, (92)João 5:8-9, (93)Mateus 12:1-8, (94)Mateus 25:41, 46, (95)Mateus 1:23, João 1:1, 14:6, Hebreus 1:8, Isaías 9:6, (96)Atos 5:4, (97)Gênesis 1:26, (98)Apocalipse 7:9, (99)1Coríntios 10:25, (100)Romanos 6:4, 8:11, Colossenses 2:12, (101)1Coríntios 12:12-15, (102)1Coríntios 12:7, (103)1Coríntios 12:8-10, (104)1Coríntios 12:11, (105)1Coríntios 14:21, (106)1Coríntios 14:22, (107)Tito 2:11-14 através do Jesus Efésios 5:25-27, de Deus Hebreus 13:20-21, e do Espírito Santo Efésios 5:18-21, Gl.5:22-23, Atos 1:8, (108)Marcos 2:19, (109)Mateus 7:6, (110)Mateus 9:12, (111)João 6:26-27, (112)2Coríntios 7:10, (113)Mateus 10:32-38,