Vivemos, como em muitos, ou todos os tempos do cristianismo, momentos difíceis para a sã doutrina. Por todos os lados, por dentro e por fora, há um bombardeio, uma enxurrada de ensinos pseudo-espirituais, cheios de aparentes fisiologismos execráveis, mas perfeitamente aceitável ao não bom senso dos muitos religiosos que compõem a todo do cristianismo. É tão poderosa a ação da heresia no seio da igreja, e da “doutrina dos apóstolos”, ou seja, o Novo Testamento, que até os envolvidos e dirigidos pela doutrina verdadeiramente bíblica, se atemorizam em apontar os falsos ensinos e seus seguidores, como corruptos, adúlteros da verdade bíblica. Esta oportunidade, visa sair deste marasmo incomodante, sair do só olhar o mal que rodeia a igreja de Cristo, tentando deflorar sua fé, conseguindo apenas que o joio se manifeste nesta contumação, sendo que é impossível ao trigo participar, diretamente das marchas, das fileiras das rasgantes heresias que permeiam sem ter fim algum em seus entusiasmos sempre fanático em algum nível.
Nos propomos a tomar iniciativas diárias, neste sentido. Convidamos vocês, a estar aqui, lendo, ou/e, dando sua contribuição. Não mudaremos nada com o que vamos fazer, pois nem os escritores bíblicos, em seus tempos, conseguiram, muito menos, os muitos que Deus usou para, de uma forma ou outra, fazer o mesmo que nós, porém, não nos calaremos, não ficaremos somente a ver o mal que nos ataca por todos os lados, via tv, rádio, jornal, revista, evangelicaismos, vizinhos, outros que dizem crentes e sempre estão a nos dar “confortos” e “exortações” de famigerada origem pagã, nos púlpitos malditos de suas congregações heréticas.
Pr. Jônatas David Brandão Mota – Pastor da Igreja – 19 de Julho de 2006
Fariseus até o tempo de Jesus
Já existiam informalmente antes mesmo do exílio babilônico
O ser humano é sempre, na maioria das vezes, extremista
Com muita facilidade se torna extremista para o fundamentalismo
Com a mesma facilidade, se torna extremista para o liberalismo
O judaísmo, em si mesmo, é extremista, desde as suas origens
Até mesmo por necessidade, já que o povo atravessava um deserto, sem uma hierarquia definida
Até mesmo por contextualização, já que todas as religiões da época o eram
Até mesmo pela determinação do seu fundador e de seus seguidores
Até mesmo pela teologia da época, no início de uma “revelação progressiva”
O farisaísmo é uma atitude religiosa extrema, natural e espontânea em qualquer religião
Extrema, exigente, para forçar a pessoa e as pessoas à obediência cega do que se acredita como verdade
Natural, por que o homem entende que para a prática do bem, é necessário cobranças e policiamentos
Espontânea por que não necessita que alguém tome a iniciativa, ela se forma em muitos, ao mesmo tempo.
Quanto mais afastado no tempo, de Moisés e dos ensinos originais, maior o crescimento quantitativo e qualitativo
Novas experiências vão exigindo novas manifestações farisaicas, aprimorando o que já se existia
O ser humano, como um todo,
sempre busca meios de driblar as pressões que lhes atinge, forçando ao que resiste
Passaram a existir formalmente durante a vivência em Babilônia e na Pérsia
As circunstâncias provocaram este tipo de existência institucional
O forte exemplo do Reino do Norte deportado e remanescente
Para os judeus que estavam em terras estranhas
Para os judeus que estavam em terras israelitas
Havia um forte intercâmbio entre as duas partes
A institucionalização do farisaísmo
Primeiro Momento... o sectarismo em evolução
Segundo Momento...o sectarismo declarado
Terceiro Momento... o sectarismo promovendo outros grupos extremistas
Os Fariseus são religiosos apolitizados, defensores da religião como instrumento de libertação
Surgem os Saduceus, políticos fisiológicos favoráveis aos dominadores
Surgem os Zelotas, políticos fundamentalistas contrários aos dominadores
Quarto Momento... o sectarismo de convivência pacífica com tudo e todos
Se fundamentaram mais no pós-exílio, já na Palestina
Algumas são universalmente conhecidas
As mais Gerais possíveis
Partido Judaico
Enfatizavam muito a observância de ritos e cerimônias
Pretendiam uma piedade superior
Se separavam de gente que não fosse fariseu
Tinham uma doutrina bem definida
Na imortalidade da alma
Na ressurreição do corpo
Na existência de anjos
Na existência de espíritos
Na existência de Satanás
Que chamavam também de “Belzebu”, divindade Cananéia, pagã
Que tinha demônios a seus serviços
Que dominava algumas pessoas afastadas de Deus
Que provocava doenças variadas por permissão de Deus
Como castigo por desobediências pessoais ou hereditárias
As mais Específicas possíveis
Algumas foram mencionadas por Jesus Cristo
Na lembrança-inspirada de Mateus, na capítulo 23
(1)princípios bons, mas conduta má, v1-3
(2)a falta de misericórdia, v4
(3)a ostentação, v5-12
(4)os “ais” de Jesus por eles:
primeiro – fecham o reino, v13
segundo – caráter de seus convertidos, v15
terceiro – juramentos, v16-22
quarto – regras banais, v23-24
quinto – regras sobre purificação, v25-26
sexto – sua justiça é exterior, v27-28
sétimo – a hipocrisia, v29-33
(5)lamento e ameaças sobre seus dominados, v34-39
Aspectos básicos dão margem à existência deles na fé cristã
Aspectos básicos dão margem à existência deles na fé cristã
Aspectos naturais e espontâneos a toda religião
Religião é uma das faces humanas mais perigosas que existe
Três aspectos determinam o extremismo religioso
O entendimento que o homem é areligioso, mas carente de religião
A necessidade da auto-determinação
A necessidade de obrigar outros ao padrão religioso
Aspectos libertários da doutrina original em Jesus
Aspectos libertários da doutrina conseqüente, em Paulo, João e outros
Aspectos libertários surgidos contra a opressão católica
Antes do papado
Com o papado
Em tempos pré-Inquisionários
Em tempos Inquisionários
Aspectos libertários surgidos contra a opressão protestante
Aspectos libertários entre os Anabatistas
Aspectos libertários vindos do Humanismo
“As Liberdades” sociais
A Liberdade Religiosa
A Inglaterra e os Estados Unidos
A França e a Revolução Francesa
As Liberdades Americanas
O Século das Grandes Heresias
O Século da Proliferação das Muitas Heresias
Há três Doutrinas Básicas no cristianismo,
as quais determinam
o grau de heresia dos vários grupos e princípios que surgem no seu seio.
Vamos nos prender a descobrir a profundidade de cada uma,
tanto no bojo bíblico,
como nas conseqüências que produzem
por estarem presentes, ou
por estarem ausentes no cotidiano de cada manifestação religiosa.
É importante lembrar, também,
que “Doutrina” em si mesma, não salva, não é o fundamento para qualquer salvação.
A Bíblia é clara em afirmar que só a “Graça”, o plano salvador,
onde só a fé, dada por Deus, é suficiente para a salvação de uma pessoa.
Mas, e a doutrina?
Paulo diz em 1Timóteo 4:16, que
ela, o ensino, é algo ultra necessário para o encaminhamento de pessoas para a salvação.
É justamente ela que tem levado muita gente, muitos religiosos, muitos bem intencionados
para a condenação eterna.
As três básicas, vamos retratar aqui,
para analisarmos os fariseus de todos os tempos,
os males que provocam dentro do cristianismo,
no desejo divino de salvar o maior número possível de pessoas.
A Primeira Básica: A Salvação é só pela fé
Isso contraria algumas heresias muito sérias por aí
Que a Salvação não depende do que fazemos ou deixamos de fazer, obras
Que não há como um salvo perder a salvação
Que isto mostra que os fariseus não confiam em Jesus nem na Bíblia
Isso determina algumas verdades fundamentais
Foi o jeito estabelecido por Deus, para salvar o maior número de pessoas
Foi o jeito mais fácil, mais simples de salvar este maior número possível de pessoas
Basicamente Deus faz tudo para que a salvação se concretize na vida de alguém
Tudo está baseado em duas coisas: o arrependimento e a fé
O arrependimento é uma atitude que só o interessado pode fazer
A fé é uma ação de Deus em benefício de Seus salvos
A fé é uma semente que faz a grande diferença nos Salvos de Deus
A Segunda Básica: A Bíblia é a Única Palavra de Deus
Isso contraria algumas heresias muito sérias por aí
Isso determina algumas verdades fundamentais
A Terceira Básica: A Graça nos prepara e protege para a eternidade
Isso contraria algumas heresias muito sérias por aí
Isso determina algumas verdades fundamentais
Quem são os grupos religiosos que podem ser colocados como “Fariseus Emocionais”?
são diferentes daqueles que chamaremos de “Literais”,
embora todos os fariseus, em todos os tempos, sempre se caracterizam como literais
nas interpretações que dão ao texto bíblico.
Antes de mencionar alguns nomes de grupos religiosos, veremos características específicas
Além das características gerais já mencionadas...
As principais características específicas aos emocionais são...
Emocionalismo... consciente e inconscientemente tudo é levado para esta lado
Confundam emoção com espiritualidade
Quanto mais emocionados, mas acreditam estar “espirituais”
Isso fazem em relação a tudo, cultos, oração, situações, relacionamentos, etc.
Contrariam o “culto racional”, consciente, que Paulo menciona em Romano 12:1-2
Necessidade de êxtases... o ficar fora de si, levado pelos vários níveis de hipnoses que possam viver
Auto-hipnoses = provocação pessoal a manter-se sempre no estado hipnótico
Hipnose coletiva = deixar-se levar pela pseudo experiência que todos estão vivendo
Até para não ser desprezado pela maioria, por não ser igual ou em busca de ser melhor que os outros.
O coletivo exige, pressiona, a que todos vivam as mesmas experiências
São os que nasceram no final do séc. XIX, mas sempre estiveram provocando a Igreja em épocas passadas
Do Século I ao XIX surgiram como grupos específicos ou como parte carnal e facciosa de grupos heréticos ou bíblicos
Apareceram como grupos heréticos
Apareceram como conseqüências de grupos heréticos
Apareceram como minação das igrejas bíblicas
No fim do Século XIX surgiram, penalizando todos os grupos religiosos, protestantes e católicos, nos EUA.
Apareceram como banda rebelde nas igrejas existentes
Cresceram com a denominação de “Pentecostais” e “Neo-Pentecostais”
Basicamente são os Pentecostais
Quem são os Pentecostais no Mundo
Todos somos “Pentecostais”
As doutrinas Básicas, pelos Pentecostais
As doutrinas Específicas dos Pentecostais
As práticas Específicas dos Pentecostais
Os Pentecostais anteriores ao século XIX
Os genuinamente Pentecostais
Há os Proto-Pentecostais no Brasil
Assembléia de Deus – foi a primeira de todas
Brasil para Cristo
Restauração
Cristã no Brasil
Deus é Amor
Ungida
Há os Neo-Pentecostais no Brasil
Universal do Reino de Deus
Internacional da Graça
Comunidades: Árvore da Vida, Água Viva, Graça, e milhões de outras
De Deus do Avivamento Pentecostal
Há os Semi-Pentecostais no Brasil – as “Renovadas”
Batistas Renovados
Presbiterianas Renovadas
Quem são estes tais “Fariseus Literais?”
são diferentes daqueles que chamamos de “Emocionais”,
estes já vimos anteriormente, são os “melosos”, os “estou-sentindo”, os “dirigidos pela emoção”.
São os que nasceram no meado do séc. XIX, mas sempre estiveram provocando a Igreja em épocas passadas
Do Século I ao XVIII surgiram principalmente no seio da Igreja Católica
Antes da Igreja Católica, algumas manifestações gregas na interpretação bíblica
Após a organização católica, uma necessidade intelectual para dogmatizar as doutrinas
Os Concílios na história sempre foram motivados por estas manifestações
No Século XIX surgiram, penalizando todos os grupos religiosos, protestantes, nos EUA.
Os Mórmons em 1820
Os Adventistas em 1840
Os Testemunhas de Jeová em 1860
Usam de livros e revistas para promoverem e divulgarem suas doutrinas
Os Adventistas e os Mórmons têm doutrinas dogmatizadas, não mutáveis
Os Testemunhas de Jeová têm doutrinas mais flexibilizadas, mutáveis
Isso já aconteceu com algumas delas, inclusive sobre a questão da transfusão de sangue