Conselhos aos Novos Convertidos
"Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém." (2 Pé 3.18).
Depois que crestes em Jesus, e recebestes a certeza do perdão dos teus pecados, é necessário que vivas cada momento da tua vida em íntima comunhão com Deus, para que possas crescer e ser guardado. Você se tornou hoje um filho de Deus, porque está escrito na Bíblia Sagrada: "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem em seu nome, deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus;" (João 1.12).
Veja na Escritura outras provas de que você hoje foi realmente salvo: Atos 16.31b: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e os da tua casa". Você creu, então você está salvo: é a Palavra de Deus que diz. Em Romanos 10.9 diz: "Secam tua boca confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.". Você confessa e crê, então você está salvo.
Tendo passado a ser filho de Deus e tendo sido todos os seus pecados perdoados, você agora é santo de Deus. É assim que a Bíblia se refere aos crentes, em Romanos 1.7, e em muitos outros textos do Novo Testamento: "A todos os que estais em Roma, amados de Deus e chamados para serdes santos".
Também é verdade que você, estando cheio da graça de Deus, não sentirá mais desejo das coisas mundanas. Você, por ser santo de Deus, aborrecerá o pecado e todas as coisas pecaminosas, especialmente onde não se louva o nome de Jesus, mas se presta culto a Satanás. Tudo o que é mal corrompe a alma, por isso, você, sendo santo de Deus, não procurará o mal.
Não se envergonhe do Evangelho! Nunca se envergonhe de ser crente! Você pertence ao reino celestial: tenha orgulho disso. O grande apóstolo Paulo, um dos mais sábios homens que já existiu sobre a terra, disse com orgulho: "Não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1.16a).
"Mas como farei isso?", perguntará. A resposta é fácil: pela observância dos seguintes conselhos receberá auxílio durante a carreira no estágio espiritual:
Não há arma tão forte contra o tentador como a Palavra de Deus. Com ela o nosso Salvador pôs o Diabo em fuga. E ainda hoje ele foge das setas da verdade. A Palavra é o material com que o Espírito Santo forma o novo homem à semelhança de Cristo (Rm 8.29).
O que o alimento é para o corpo, a Palavra e a oração são para o homem interior. Se tem incrédulos à sua volta, não tema ajoelhar e orar a Deus, em sua presença. A primeira causa de desviar-se alguém do caminho do Senhor, achamo-la na negligência da oração e observância da Palavra de Deus. "Nada tendes, poraue nada pedis" (Tg 4.2)
Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por algum pecado, ou por qualquer outra coisa, confessa tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e pede que lhe dê outra vez a alegria da Sua salvação (SI 51.14). A demora em confessar pode aumentar a separação entre você e Deus. (]o 1.19).
Se alguém vier e quiser contradizer a fé a sua conversão, é melhor ficar calado e tranquilo e procurar orar a Deus com o tal do que defender-se e discutir ( pois o servo do Senhor não deve contender mas ser amável para com todos...". 2 Tm 2.24). Se ele for indiferente à verdade, diz-nos a Palavra de Deus: "Aparta-te dos tais." (ITm 6.5).
5. Se for possível evites a comunicação com incrédulos, e vigie sobre o seu viver com os cristãos hipócritas
Se sua ocupação na vida diária lhe obriga a estar em companhia deles, viva tão perto de Jesus para poder repreender o pecado e a hipocrisia. E então seu viver arderá em suas consciências, e talvez lhes sirva para salvação. "Enão vos associeis às obras sem frutos das trevas, mas antes rejeitai-as." (Ef5.11).
Mas não deixe que este desejo de testificar do Senhor e de servi-lo seja para você uma obrigação e uma carga. Como uma vela acesa ilumina as trevas sem o menor esforço, assim deve estar tranquilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminando ao seu redor com a graça que Ele lhe der. (Mt 5.14).
7. Confie inteiramente na direção do Espírito Santo e estará pronto para cumprir toda a Palavra de Deus, como o Espírito lhe esclarecer
Só será possível andar de poder em poder e de glória em glória pelo Espírito do Senhor, quando fitar a Jesus e seguir a Palavra de Deus. (2 Co 3.18).
Se o seu coração estiver ao menos um pouco dividido entre Ele e qualquer outra coisa, ainda que seja um amado e consagrado servo do Senhor, e que talvez tenha sido o meio de sua conversão, pode o Espírito se entristecer e interromper-se o crescimento da sua vida espiritual, porque está idolatrando o mensageiro em lugar de dar glória ao Salvador.
O Espírito que Jesus fez habitar em nós ama tanto que não suporta nenhum outro junto de Si. (Tg 4.5).
O Senhor Jesus quer morar só no templo do seu coração e lá reinar. (Ef 3.17).
Não lhe acontecerá como sentir, mas como crer assim sucederá (Mt 9.29). Lance, pois, todas as suas necessidades espirituais e materiais sobre o Senhor. Toma-o tanto para médico do seu corpo, como para salvador da sua alma.
É melhor que em tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é Ele mesmo quem vem ajudar. (Is 35.4).
Jesus disse: "Venho sem demorai" (Ap 3.11). Isto servir-lhe-á de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens para lhe levar, juntamente com os santos que comprou com Seu precioso sangue. Também servir-lhe-á para estar vigiando e orando em todo o tempo, sem esmorecer.
"Andar deforma digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, dando frutos em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus." (Cl 1.10).