O Evangelho

Evangelho é uma palavra grega, transliterada nas traduções, e significa, em português; “Boas Novas”, “Boas Notícias”. Estas notícias são consideradas boas, porque é composta de duas notícias ruins e cinco notícias boas, felizes, agradáveis.

.

.

Boa... Deus nos fez para irmos para o Céu... Ele nos fez para grandes felicidades, muitas realizações, para uma satisfação profunda, incondicional e interior. Sendo um lugar ou não, o Céu é exatamente este estado de felicidade intensa e permanente que um indivíduo possa ter. Jesus falou para um dos ladrões na cruz, que ele estaria com Ele no paraíso; Céu é isso, é ter Jesus como companheiro; é por isso que a Bíblia diz que o Céu começa aqui no mundo, quando ainda estamos vivos.

.

.

Ruim... O pecado nos deixa inaptos ao Céu... A Bíblia diz que Adão desobedeceu, e isto é pecado, e isto é contagioso, por isso que o pecado passou a todos os homens. Assim é que todos são pecadores e todos estão destituídos da Glória de Deus. A Bíblia diz que todo ser humano é incapaz de merecer entrar no Céu, pois ninguém é justo, ninguém merece.

.

.

Ruim... Por nós mesmos não podemos mudar isso... a Bíblia diz que nunca chegaremos a agradar a Deus, por nós mesmos; ela diz ainda que nunca buscaremos a Deus, como Ele é digno, de forma satisfatória, suficiente para merecermos qualquer coisa dEle, até mesmo a salvação eterna no Céu. Nossa situação pior, não são os pecados que cometemos, mas o fato de que somos uma fábrica de pecados, e até quando não estamos produzindo pecados, somos pecadores, fazedores de ofensas contra Ele.

.

.

Boa... Deus sabia disto, antes de criar Adão... Ele é onisciente. A notícia é boa porque mesmo sabendo do que aconteceria, Ele ainda assim, nos criou, nos fez seres humanos. A onisciência do Senhor não previu apenas a situação catastrófica da humanidade, a partir do pecado de Adão, mas anteviu a vida de cada ser humano. Ele conheceu com profundidade o coração de toda pessoa; Ele conheceu a mim e a você.

.

.

Boa... Ele planejou e executou um plano de salvação... no seu imenso amor para com todas as pessoas, ainda antes de criar Adão, antes do pecado ter contagiado tudo e todos, o Senhor, vendo e conhecendo a situação de todas as pessoas, fez um plano de salvação, para alcançar para o Céu eterno, o maior número possível de pessoas. Este plano se chama, na Bíblia, “Graça”. Este nome quer dizer que o plano dEle, para alcançar o maior número possível de pessoas, é o mais fácil, o mais gratuito, o mais accessível a todos, a qualquer pessoa, pois a Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas.

.

.

Boa... O plano nos recebe e nos prepara para o Céu... o plano de Deus para salvar o maior número possível de pessoas, inclui algumas ações da parte dEle, e uma única de nossa parte. Para este plano, Ele, o ofendido com a desobediência, com o pecado, se fez três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada um com atuações específicas, embora sejam um único Deus Todo Poderoso. Por isso que Ele, como Jesus, veio, morreu na cruz e intercede pelos seus salvos; Ele, como Espírito Santo, habita em nós, nos dirige e nos prepara para a eternidade no Céu, nos fazendo cada vez mais, parecidos com Jesus Cristo, o que é chamado na Bíblia de santificação; Ele, como Deus, nos ama, protege e exerce domínio sobre nós e todos ao nosso redor. A nossa parte, neste plano, é a outra boa notícia do Evangelho.

.

.

Boa... Nossa Salvação depende só de cada um de nós... Deus quer que todos os homens cheguem ao arrependimento, pois esta é a nossa única parte para que nos encaixemos no plano de salvação do Senhor. Arrependimento, sem isto, que é chamado de “porta estreita”, de “novo nascimento”, não há salvação. É a chave que nos dá acesso a tudo que o Senhor já fez em nosso favor, para que possamos ir para o Céu. A Bíblia diz que pouquíssimos obedecem a isto. Arrependimento tem quatro passos fundamentais: (1)reconhecer que é uma fábrica de pecados contra Deus – isso todo mundo faz; (2)lamentar esta situação contra a santidade de Deus – isso a grande maioria reconhece; (3)pedir perdão ao Senhor por esta situação espiritual contra Ele – isso a minoria faz; (4)assumir querer viver uma vida diferente, mudada, segundo o agrado de Deus – isso pouquíssimos fazem. Esta chave de acesso nos deixa dentro do plano salvador; a partir daí, tudo que Deus preparou para nos receber e nos preparar para o Céu passa a acontecer espontaneamente, sem sacrifícios, esforços, sem dificuldades nenhuma, tudo a seu tempo, segundo o tempo de Deus.